O carteiro chegou !
Dialogando
1.Sua família recebe correspondências?
2.Você conhece o profissional que entrega corrêspondencias na sua casa e na sua rua ?
3.Qual é o meio de transporte que ele utiliza?
4.Como é o uniforme do carteiro?
Lendo
Leia o texto a seguir para saber como surgiu a profissão do carteiro:
PELA HISTÓRIA
A história do carteiro é muito mais antiga do que se pode imaginar. A necessidade de um profissional que enviasse as mensagens ainda escritas em papiro ou sobr a argila surgiu há mais de mil anos antes do nescimento de Cristo.
No Brasil, a função foi exercida inicialmente por escravos, tropeiros e empregados de fazendeiros, que atuaram até meados do século 16. Com a chegada de Dom João VI, em 1908, então rei de Partugal, criou-se um sistema de correios que atendia às autoridades. Em 1929, o sistema foi ampliado para entregar correspondências particulares e na sêquencia o serviço foi estendido para várias províncias. Porém, a denominação carteiro foi usada pela primeira vez em 1842. No ano de 1977 foi criado o Dia do Carteiro.(...)
Estudando o texto
1.De acordo com o texto, responda oralmente:
a) Desde quando existe a profissão do carteiro?
b) As primeiras mensagens eram escritas em que tipo de material?
c)Quem foram os primeiros carteiros no Brasil?
2.Sobre a estrutura do texto, responda:
a)Em quantos parágrafos o texto está organizado?
R______________________________________________________
b)Qual é o assunto tratado no primeiro parágrafo?
R______________________________________________________
c)E qual o assunto do segundo parágrafo?
R______________________________________________________
3. Releia o trecho a seguir:
Com a chegada de Dom João VI, em 1808,
então rei de Portugal, criou-se um sistema de
correios que atendia às autoridades.
a) A quem se refere a expressão destacada?
R______________________________________________________
b) Reescreva o trecho, eliminando essa expressão.
________________________________
____________________________________
_____________________________
c) Ao eliminar a expressão, a imformação ficou comprometida? Justifique sua resposta.
R_______________________________________________________
4. Releia este outro trecho, observando a expressão em destaque. Depois, faça o que se pede.
Em 1929, o sistema foi ampliado para entregar cor-
respondências particulares e na sequência o serviço
foi estendido para várias províncias.
a) Em cada frase a seguir, essa expressão foi colocada em uma posição diferente. Em seu caderno, copie apenas as frases em que o sentido da informação não foi alterado:
• O sistema , em 1929, foi ampliado para entregar correspondências particulares e na sequência o serviço foi estendido para várias províncias.
• O sistema foi ampliado, em 1929, para entregar correspondências particulares e na sequência o serviço foi estendido para várias províncias.
• O sistema foi ampliado para entregar correspondências particulares e na sequência, em 1929, o serviço foi estendido para várias províncias.
• O sistema foi ampliado para entregar correspondências particulares a na sequência o serviço foi estendido, em 1929, para várias privíncias.
b) Copie em seu caderno a frase que não compromete o sentido da informação:
• Em 1929, o serviço de correios foi estendido a várias províncias.
• Só depois de 1929 o serviço foi estendido para várias províncias.
• O serviço de correios foi estendido a várias porvíncias após a sistema ter sido ampliado, em 1929, para entrega de correspondências particulares.
5. Em seu caderno, reescreva de outras maneiras a seguint trecho do texto , mudando de lugar a expressão destacada, sem alterar a sentido:
No ano de 1977, foi criado o Dia do Carteiro.
________________________________._
6. Leia as palavras a seguir, prestando atenção no som das letras destacadas:
SS C Ç SC S profissional província serviço nascimento mensagem
|a) As letras destacadas representam sons iguais ou sons diferentes?
R_______________________________________________________
b) Faça um quadro como esse em seu caderno, deixando espaço para acrescentar outras palavras nas colunas.